“Medo é o caminho para o lado negro”


Para assistirmos ao Despertar da Força bem preparados, meu marido e eu estamos revendo toda a saga Star Wars este ano. Tirando o Episódio I, que na minha opinião é bizarro e não contribui para a história de nenhuma maneira, a série é tão boa quanto eu lembrava.

E, bom, o Yoda é ainda mais fantástico. Quanto mais penso na época em que vivemos, na qual o medo é usado para manipular as pessoas de todas as formas, nunca é demais lembrar das sábias palavras do grande Mestre Jedi: “Medo é o caminho para o lado negro. Medo leva à raiva, raiva leva ao ódio, e ódio leva ao sofrimento.”

IMG_20160531_130332

Por exemplo, muitas vezes faz com que as pessoas comprem coisas de que não precisam. É o medo de parecer um fracassado, de ser menos do que os outros, de não ter a casa limpa como deveria, de não ter os cabelos sedosos o bastante, ou de não vestir as roupas da moda…

E em meio a tudo isso temos o jornalismo atual, alardeando horror 24 horas por dia. Há tempos venho reduzindo meu consumo de notícias, pois me dei conta de que o que é vendido como tal muitas vezes é apenas entretenimento macabro. Não me entendam mal: sou jornalista e acho importantíssimo entender o mundo que nos cerca. Mas não concordo com a forma como o jornalismo tem sido feito por muitos veículos nos últimos tempos. Muitas vezes, o que se mostra é apenas uma caricatura grotesca das coisas.

Claro, existe muita coisa ruim no mundo. Sempre existiu. Mas os jornais fazem, geralmente, um grande apanhado de todas elas e nos vendem como sendo um resumo imparcial da realidade. O fato de muitas pessoas terem tido dias tranquilos, momentos felizes e pequenas conquistas nunca será manchete. E isso é tão parte da realidade como as coisas ruins que acontecem por aí. Talvez mais.

Provavelmente mais.

Então, mais uma vez, vale destacar: “Medo é o caminho para o lado negro. Medo leva à raiva, raiva leva ao ódio, e ódio leva ao sofrimento.”

 


Deixe uma resposta