23. Boto cor-de-rosa

Foto: Mônica Imbuzeiro

Oi! Bem-vindos ao podcast Cinco Minutos de Português Brasileiro. Pelos próximos cinco minutos, vou falar em português brasileiro de forma clara e pausada. 

Você já ouviu falar no boto cor-de-rosa? Esse animal é interessante por diversos motivos.

Primeiramente, o que é um boto cor-de-rosa? Um boto cor-de-rosa é um golfinho fluvial, ou seja, um golfinho que vive em rios, um golfinho de água doce. Golfinho fluvial é river dolphin em inglês. 

O boto cor-de-rosa é um mamífero de água doce que vive na Amazônia, na região Norte do Brasil, e tem esse nome por causa da sua cor.  

O boto cor-de-rosa é um animal solitário. Alimenta-se de peixes, mas também pode comer outros animais que vivem no rio. 

O nome científico do boto cor-de-rosa é Inia geoffrensis

Só isso já faz do boto-cor-de-rosa um animal interessante. Mas o boto cor-de-rosa também faz parte do folclore brasileiro. 

Diz a lenda que, à noite, esse animal se transforma num rapaz, num homem jovem, muito bonito. Em sua forma humana, ele sai da água para seduzir mulheres que vivem perto dos rios.

Geralmente, o boto cor-de-rosa em forma de homem vai a festas e encanta as mulheres solteiras com seu charme e sua beleza. Mas ele desaparece antes do amanhecer, deixando para trás a pobre jovem que caiu na sua conversa. Essa jovem geralmente fica grávida após o encontro com o boto-cor-de-rosa.

Dizem que o boto cor-de-rosa em sua forma humana está sempre de roupas brancas. Ele também sempre usa um chapéu (hat – chapéu). É que ele precisa esconder o orifício respiratório, o buraco pelo qual ele respira, que fica no topo de sua cabeça. 

É por isso que, quando uma mulher tem um filho de pai desconhecido, dizem que o filho é “filho do boto”.

Apesar de sua beleza e de sua importância no folclore, o boto cor-de-rosa corre risco de extinção. Entre os perigos que esse animal enfrenta estão as redes usadas pelos pescadores e o uso de sua carne como isca (isca é bait em inglês).  

VOCABULÁRIO

mamífero – mammal

lenda – legend 

seduzir – to seduce

grávida – pregnant

desconhecido – unknown

risco de extinção – risk of extinction

perigos – dangers 

rede de pesca – fishing net

Obrigada por ouvir até aqui.

A transcrição deste episódio está no site www.melissabarbosa.com.br

Até o próximo, tchau!