95. Villa-Lobos
Bem-vindos ao podcast Cinco Minutos de Português Brasileiro. Pelos próximos cinco minutos, vou falar em português brasileiro de forma clara e pausada.
Estou gravando este episódio no dia 25 de novembro de 2024, uma segunda-feira. No sábado passado, dia 23 de novembro de 2024, meu marido e eu assistimos a um concerto da Ospa. A Ospa é a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.
Foi um concerto muito bonito. A orquestra apresentou obras de três compositores brasileiros: Alberto Nepomuceno, Edmundo Villani-Côrtes e Heitor Villa-Lobos. Por isso, decidi dedicar um episódio deste podcast a Villa-Lobos, que é um dos meus compositores favoritos.
Heitor Villa-Lobos nasceu no dia 5 de março de 1887 no Rio de Janeiro. Sua data de nascimento é celebrada como o Dia Nacional da Música Clássica aqui no Brasil.
Heitor Villa-Lobos é considerado um dos compositores latino-americanos mais importantes do século 20. Suas composições mesclam, misturam, elementos tipicamente brasileiros com elementos da música clássica ocidental.
Entre as suas obras mais famosas estão as Bachianas Brasileiras. As Bachianas Brasileiras são uma série de nove composições, escritas entre 1930 e 1945, nas quais Villa-Lobos mistura a música caipira brasileira com o estilo do compositor alemão do período barroco Johann Sebastian Bach.
De acordo com o site do Museu Villa-Lobos, ainda bastante jovem, Heitor Villa-Lobos morou no interior dos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Foi quando ele conheceu os tocadores de viola caipira, que, mais tarde, seriam uma referência, seriam uma inspiração, para suas obras, para as suas composições.
De volta à cidade do Rio de Janeiro, todos os sábados, sua família reunia amigos em sua casa para tocar e cantar canções, tocar música e cantar. Heitor Villa-Lobos também aprendeu a tocar clarinete e violoncelo ainda criança com seu pai, que era bastante exigente. Ou seja, Heitor Villa-Lobos cresceu em um ambiente bastante musical.
Já adulto, Heitor Villa-Lobos viajou por diversos estados brasileiros, inclusive trabalhando como caixeiro viajante. Ele também trabalhou tocando violoncelo nas orquestras dos teatros e cinemas cariocas, ou seja, nas orquestras dos teatros e cinemas da cidade do Rio de Janeiro. Em 1913, ele se casou com a pianista, professora e compositora Lucília Guimarães. Em 1915, começou oficialmente a sua carreira como compositor, apresentando concertos de sua autoria no Rio de Janeiro.
Ele viajou também bastante para outros países ao longo de sua vida, e ficou bastante conhecido, e ficou famoso, internacionalmente.
Heitor Villa-Lobos escreveu mais de 2 mil obras. Ele morreu de câncer no dia 17 de novembro de 1959, no Rio de Janeiro.
VOCABULÁRIO
música clássica ocidental – Western classical music
viola caipira – a Brazilian ten-string guitar
violoncelo – cello
caixeiro viajante – traveling salesman
Obrigada por ouvir até aqui.
A transcrição deste episódio está no site www.melissabarbosa.com.br
Até o próximo, tchau!