91. Ainda Estou Aqui
Bem-vindos ao podcast Cinco Minutos de Português Brasileiro. Pelos próximos cinco minutos, vou falar em português brasileiro de forma clara e pausada.
Estou gravando este podcast numa segunda-feira, dia 11 de novembro de 2024. Ontem, dia 10 de novembro, meu marido e eu fomos ao cinema. Nós assistimos ao filme Ainda Estou Aqui. Ainda Estou Aqui é um filme brasileiro, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres.
Nós fomos assistir Ainda Estou Aqui no cinema que fica em um shopping aqui perto de casa. Havia muitas pessoas no local. Havia outros filmes em cartaz, mas a maioria das pessoas estava ali para ver Ainda Estou Aqui. Pelo visto, o filme está fazendo muito sucesso.
Na minha opinião, o filme é maravilhoso e merece todo esse sucesso. Baseado no livro de mesmo título do escritor Marcelo Rubens Paiva, o filme conta a história da sua família, especialmente de sua mãe, Eunice Paiva.
Quando criança, Marcelo Rubens Paiva vivia com os pais e as quatro irmãs mais velhas numa casa perto da praia no Rio de Janeiro. Certo dia, alguns homens vieram a sua casa e levaram seu pai, o engenheiro e ex-deputado Rubens Paiva, que nunca mais voltou. Era a época da ditadura militar aqui no Brasil, e muitas pessoas desapareceram assim.
A mãe de Marcelo, Eunice, luta para encontrar o marido, pois os responsáveis por sua captura negavam tê-lo preso em primeiro lugar. Sozinha com cinco filhos para criar, mesmo depois de saber da morte do marido ela luta por justiça, forma-se em direito aos 47 anos e passa a trabalhar pelos direitos humanos dos desaparecidos durante a ditadura militar e também pela causa indígena.
A morte de Rubens Paiva só foi confirmada 40 anos após o seu desaparecimento, quando ex-militares envolvidos no caso falaram à Comissão Nacional de Verdade. Seu corpo nunca foi encontrado. Hoje sabemos que Rubens Paiva foi sequestrado, torturado e assassinado em 1971 pela ditadura militar brasileira.
Ainda Estou Aqui estreou no Festival de Veneza no dia primeiro de setembro de 2024, e ganhou prêmio de Melhor Roteiro neste festival. Também foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema como representante do Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar de 2025.
O diretor de Ainda Estou Aqui, Walter Salles, é um diretor brasileiro muito famoso, que já recebeu vários prêmios. Alguns dos filmes dirigidos por Walter Salles são: Central do Brasil, Abril Despedaçado, Diários de Motocicleta e Água Negra.
Você já assistiu a algum filme brasileiro? Pretende assistir a Ainda Estou Aqui? Eu recomendo muito!
VOCABULÁRIO
dirigido por – directed by
estrelado – starring
em cartaz – currently showing
desapareceram – disappeared
formou-se em direito – graduated in law
sequestrado, torturado e assassinado – kidnapped, tortured and murdered
estrear – to premiere
Obrigada por ouvir até aqui.
A transcrição deste episódio está no site www.melissabarbosa.com.br
Até o próximo, tchau!