82. Gambiarra
Bem-vindos ao podcast Cinco Minutos de Português Brasileiro. Pelos próximos cinco minutos, vou falar em português brasileiro de forma clara e pausada.
O tema deste episódio é a gambiarra. O que é gambiarra? Aqui no Brasil, uma gambiarra é uma solução improvisada para um problema.
Mesmo sendo brasileira e, assim, falar sobre a minha cultura neste podcast, gosto sempre de pesquisar antes de escrever os roteiros. E pesquisando sobre gambiarra, encontrei uma dissertação de mestrado sobre o tema.
O título da dissertação é A questão da gambiarra: formas alternativas de produzir artefatos e suas relações com o design de produtos. Ela foi escrita por Rodrigo Boufleur e apresentada para o Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo para a obtenção do título de mestre em 2006.
Rodrigo Boufleur escreve que a palavra gambiarra pode ter um sentido negativo, o sentido de algo feio, de algo precário, de algo feito com desleixo. Porém, a forma como encaramos a gambiarra está mudando, e muitas pessoas agora utilizam essa palavra de forma mais positiva, associando gambiarra a uma atitude inventiva, inteligente, criativa; a uma solução alternativa, não-convencional; e também a um recurso ecológico, ou seja, a uma forma de reutilizar materiais e objetos que poderiam ter ido parar no lixo.
Por isso, Rodrigo Boufleur propõe a seguinte definição de gambiarra: “o procedimento necessário para a configuração de um artefato improvisado”. Segundo o autor, “Uma das condições que parecem motivar estes tipos de solução é a existência das necessidades específicas ou insólitas. Deste momento em diante, segue o uso de algum recurso ou material disponível (veja bem, não necessariamente adequado) – e vale então o raciocínio inventivo, a capacidade criativa, para se obter os mais variados resultados. Enfim, as gambiarras estão sempre relacionadas a um contexto peculiar, uma conjuntura de situações que não se repetem de forma padronizada, nem costumam ser previsíveis.”
Mas se pessoas em todo o mundo podem imaginar soluções inovadoras para seus problemas, podem pensar fora da caixa, porque associar a gambiarra à cultura brasileira? De acordo com Rodrigo Boufleur, “a gambiarra parece depender de uma condição social ou econômica (a existência necessidades específicas), aliada a uma condição ambiental (disponibilidade de recursos materiais), e é provável que seja também intensificada por elementos do nosso modelo cultural (pelo nosso “jeitinho brasileiro” de ser)”
Rodrigo Boufleur também afirma que “entender e aprimorar a prática da gambiarra pode significar uma real contribuição para nosso desenvolvimento sustentável.” Num mundo onde geramos tanto lixo, onde colocamos tanta coisa fora, utilizar de maneira diversa o que está ao nosso redor pode ser muito bom para o planeta!
VOCABULÁRIO
solução improvisada – improvised solution
dissertação de mestrado – master’s dissertation
título de mestre – master’s degree
Programa de Pós-Graduação – Postgraduate Program
recurso – resource
disponível – available
aprimorar – to improve
Obrigada por ouvir até aqui.
A transcrição deste episódio e o link para a disseratção sobre gambiarra estão no site www.melissabarbosa.com.br
Até o próximo, tchau!