72. Pastel
Bem-vindos ao podcast Cinco Minutos de Português Brasileiro. Pelos próximos cinco minutos, vou falar em português brasileiro de forma clara e pausada.
Nesta segunda-feira, dia dois de setembro de 2024, minha prima Mariana completou 27 anos de idade. Na segunda, foi o aniversário da minha prima. O nome dela é Mariana e ela fez 27 anos.
Para comemorar o aniversário da minha prima, nós fomos a sua casa e, depois, nós fomos a um bar. Estávamos, além da aniversariante, a minha tia, que é a mãe da Mariana, a minha mãe, meu padrasto, meu marido e eu.
O bar fica quase na frente do prédio onde a minha prima mora. É um lugar muito bonito. Estava tocando uma música agradável. A noite estava muito agradável também: não estava nem muito quente, nem muito frio. Bom, é setembro, e a primavera está quase chegando.
Havia muitas opções de drinques alcoólicos naquele bar. Muitos drinks eram feitos com cachaça, que é uma bebida destilada feita com cana-de-açúcar. A cachaça é a base da caipirinha, um drink muito popular aqui no Brasil sobre o qual falei no episódio 29.
Nós escolhemos alguns drinks para beber. E, para comer, pedimos pasteis. Você sabe o que é pastel?
Se você tem o espanhol como língua materna ou fala espanhol, a palavra pastel pode ser confusa. Isso porque a palavra pastel não significa a mesma coisa em português brasileiro e em espanhol. Em espanhol, pastel é um doce feito com farinha, que em português nós chamamos de bolo. Ou seja, o que em espanhol chamamos de pastel, em português chamamos de bolo.
Aqui no Brasil, pastel é algo bem diferente. Não tem nada a ver com bolo. O pastel brasileiro parece uma empanada ou, ainda, um calzone italiano. O pastel é feito a partir de uma massa muito fina, cortada em círculo. Essa massa então é recheada com carne, frango ou outros ingredientes. Nós fechamos essa massa dobrando-a ao meio. O pastel, então, tem o formato de uma meia lua. O pastel pode ser assado no forno, mas o mais comum é o pastel frito.
No aniversário da minha prima, nós pedimos pastel de carne, pastel de queijo e pastel de cogumelos. Estavam todos deliciosos. Bom, eu não comi o de carne, mas eu comi o pastel de queijo e o pastel de cogumelos e adorei.
Segundo a Wikipedia, o pastel brasileiro foi criado na década de 1940 por descendentes de imigrantes japoneses. O pastel brasileiro foi criado na cidade de Santos, que fica no estado de São Paulo. O pastel brasileiro teria nascido de uma adaptação dos rolinhos-primavera e dos guiozas das culinárias chinesa e japonesa.
A receita rapidamente se espalhou por São Paulo e depois se espalhou pelo resto do país. Ainda na década de 1940, o pastel se tornou um dos alimentos mais consumidos no estado de São Paulo, sendo vendido tanto em feiras quanto em pastelarias.
VOCABULÁRIO
aniversário – birthday
aniversariante – birthday person
padrasto – stepfather
agradável – pleasant
cana-de-açúcar – sugar cane
Obrigada por ouvir até aqui.
A transcrição deste episódio está no site www.melissabarbosa.com.br
Até o próximo, tchau!