56. Bentinho e Capitu
Bem-vindos ao podcast Cinco Minutos de Português Brasileiro. Pelos próximos cinco minutos, vou falar em português brasileiro de forma clara e pausada.
Muitas vezes, quando alguém fala que gosta de ler, que gosta de livros, que gosta de literatura, pode então ouvir a pergunta: “Capitu traiu ou não traiu?”
Essa pergunta faz referência a um dos livros mais famosos da literatura brasileira, chamado Dom Casmurro. Dom Casmurro foi escrito por Machado de Assis e publicado no ano de 1900.
Dom Casmurro conta em primeira pessoa a história de Bentinho e de seu amor por Capitu. Quando uma história é contada em primeira pessoa, o narrador está contando a sua própria história. Vou dar um exemplo de narração em primeira pessoa: “Meu nome é Maria, sou brasileira e gostaria de aprender inglês. Por isso, viajei aos Estados Unidos. Fui a Nova York em 2015.” Então, aqui a Maria tá contando a sua própria história. Isso é um exemplo de narrador em primeira pessoa.
Uma das coisas mais interessantes do livro Dom Casmurro é que, em um certo momento, Bentinho começa a desconfiar que sua esposa, Capitu, o está traindo com seu melhor amigo. Bentinho desconfia, mas não tem certeza. E nós, leitores, como só sabemos o que aconteceu a partir do que o próprio Bentinho nos conta, ficamos com a mesma dúvida. Desconfiamos, mas não temos certeza.
O fato é que Bentinho é muito, mas muito ciumento, e ele costuma ver “cabelo em ovo”. Ver cabelo em ovo é ver um problema onde não existe um problema. Assim, fica muito difícil saber se houve uma traição porque nós só vemos as coisas a partir do seu ponto de Bentinho. Por isso, até hoje, os leitores se perguntam: “Afinal, Capitu traiu ou não traiu?”
Joaquim Maria Machado de Assis, mais conhecido como Machado de Assis, é um dos mais famosos escritores brasileiros. Ele nasceu na cidade do Rio de Janeiro no ano de 1839 e morreu no Rio de Janeiro no ano de 1908. Machado de Assis escreveu poesia, teatro, contos, crônicas e romances.
Machado de Assis era filho de um homem negro, descendente de africanos escravizados, e de uma mulher portuguesa. Sua família era pobre, e ele nunca frequentou a universidade. Ele trabalhou como funcionário público e como jornalista. Machado de Assis foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras e sabia falar diversas línguas.
Machado de Assis morreu há mais de cem anos e viveu num Brasil muito diferente do país atual. Contudo, seus textos, escritos sem excessos de palavras e com muito ironia, ainda encantam os leitores brasileiros. Bom, Machado de Assis é um dos meus autores preferidos.
VOCABULÁRIO
narrador – narrator
desconfiar – to suspect
dúvida – doubt
traindo – betraying
traição – betrayal
ironia – irony
Obrigada por ouvir até aqui.
A transcrição deste episódio está no site www.melissabarbosa.com.br
Até o próximo, tchau!