48. Daiane dos Santos

Oi! Bem-vindos ao podcast Cinco Minutos de Português Brasileiro. Pelos próximos cinco minutos, vou falar em português brasileiro de forma clara e pausada.

O Brasil é o país do futebol. Essa frase é clichê, mas por trás dos clichês há, muitas vezes,  uma verdade. Muitos brasileiros têm um time pelo qual torcem, e o país realmente para em tempos de Copa do Mundo.

Mas o Brasil também está se tornando o país da ginástica artística! E o início da paixão do brasileiro por esse esporte tem nome e sobrenome: Daiane dos Santos.

A ginástica artística, também chamada de ginástica olímpica aqui no Brasil, é um conjunto de exercícios específicos que exigem força, agilidade e elasticidade. Na ginástica artística feminina, as atletas competem com uma série de exercícios no chão, chamada solo, e também com exercícios em aparelhos. Os exercícios em aparelhos são: barras assimétricas, trave de equilíbrio e salto.

Daiane dos Santos nasceu em Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul, no dia 10 de fevereiro de 1983. Ela foi a primeira ginasta brasileira a conquistar uma medalha de ouro   em uma edição do Campeonato Mundial. 

Daiane dos Santos também fez parte da primeira seleção brasileira completa a disputar uma edição olímpica, nos Jogos de Atenas. Ela participou ainda das Olimpíadas de Pequim e das Olimpíadas de Londres.

Dois movimentos da ginástica olímpica levam o seu nome: o duplo twist carpado, ou Dos Santos I, e o duplo twist esticado, ou Dos Santos II. Esses dois saltos levam o seu nome porque Daiane foi a primeira ginasta do mundo a realizá-los. Eu não entendo muito de técnica de ginástica artística, apesar de gostar muito de assistir às competições, então eu não saberia explicar os detalhes desses dois movimentos. 

Daiane dos Santos aposentou-se como atleta, ou seja, não participa mais de competições esportivas como as olimpíadas. Mas ela segue trabalhando com o esporte. Daiane dos Santos tem um projeto que leva a ginástica artística para crianças e adolescentes, chamado Projeto Brasileirinhos. Ela também é comentarista esportiva na televisão. Além disso, Daiane dos Santos é embaixadora da ONU Mulheres. A ONU Mulheres foi criada em 2010 para fortalecer e ampliar os esforços mundiais em defesa dos direitos das mulheres.

Mas, agora que Daiane dos Santos aposentou-se das competições, o brasileiro segue acompanhando a ginástica artística com o mesmo entusiasmo de antes? A resposta a essa pergunta é: SIM! Atualmente, o Brasil tem vários atletas que têm se destacado nessa modalidade. Entre esses atletas, destaca-se Rebeca Andrade, que brilhou nas Olimpíadas de Tóquio, recebendo a medalha de ouro no salto. 

VOCABULÁRIO

ginástica artística – artistic gymnastics

força – strength

agilidade – agility

elasticidade – elasticity

exercício de solo – floor exercise

aparelhos – apparatus

barras assimétricas – uneven bars

trave de equilíbrio – balance beam

salto – vault 

Obrigada por ouvir até aqui.

A transcrição deste episódio está no site www.melissabarbosa.com.br

Até o próximo, tchau!