47. Dia dos Namorados

Oi! Bem-vindos ao podcast Cinco Minutos de Português Brasileiro. Pelos próximos cinco minutos, vou falar em português brasileiro de forma clara e pausada.

Em muitos países, o dia mais romântico do ano é o dia 14 de fevereiro, Dia de São Valentim. Contudo, aqui no Brasil, quase ninguém considera o dia 14 de fevereiro um dia romântico. É que, aqui, os casais apaixonados trocam presentes em outra data.

No Brasil, comemoramos o Dia dos Namorados no dia 12 de junho. 

Sim, é no dia 12 de junho que os namorados e até os casados brasileiros trocam presentes e, geralmente, saem para jantar. Os restaurantes ficam lotados. Para evitar filas, é importante fazer uma reserva. Caso contrário, a espera pode ser longa.

Mas por que no Brasil comemoramos o Dia dos Namorados em 12 de junho? O Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho porque, no dia seguinte, ou seja, em 13 de junho, celebra-se Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro. Santo Antônio é um santo que, de acordo com a crença popular, ajuda as mulheres a encontrar marido. 

Falando assim, até parece uma data muito romântica e um pouco religiosa. Mas, na verdade, o Dia dos Namorados no Brasil foi criado na década de 40, em São Paulo, pelo publicitário João Dória. O objetivo era criar uma data comemorativa em que as pessoas trocassem presentes e, assim, comprassem mais. Tanto que o slogan dessa festividade era: “Não é só com beijos que se prova o amor!”.

Naquela época, os lojistas, os donos de lojas, consideravam o mês de junho um mês fraco, ou seja, de poucas vendas. Desde então, junho é o mês dos apaixonados! 

Mesmo com essa origem nada romântica, mesmo com essa origem totalmente comercial, o Dia dos Namorados brasileiro, 12 de junho, é um dia bastante celebrado aqui no Brasil.

Meu marido e eu adoramos jantar fora, ou seja, adoramos ir a um restaurante para jantar. Mas, como no dia 12 de junho os restaurantes geralmente estão lotados, nós costumamos celebrar o Dia dos Namorados em casa. Também não costumamos trocar presentes. Tentamos levar uma vida minimalista, por isso, evitamos comprar coisas sem necessidade. 

Isso não significa que eu não seja uma pessoa romântica. Mas prefiro comprar um presente quando encontro algo que acho que meu marido poderia gostar, por exemplo. Não gosto de me prender a datas. Como meu marido pensa da mesma forma, não temos problema nenhum quanto a isso. 

Este ano, 2024, não vamos sair para jantar nem trocar presentes. Provavelmente vamos celebrar com um jantar em casa. Aliás, já contei para vocês que meu marido é um cozinheiro de mão cheia? 

VOCABULÁRIO

casais apaixonados – couples in love

lotado – crowded

fazer uma reserva – make a reservation

casamenteiro – matchmaker

crença popular – popular belief

publicitário – advertising professional

de mão cheia – very good, great

Obrigada por ouvir até aqui.

A transcrição deste episódio está no site www.melissabarbosa.com.br

Até o próximo, tchau!