45. Bicho-preguiça

Oi! Bem-vindos ao podcast Cinco Minutos de Português Brasileiro. Pelos próximos cinco minutos, vou falar em português brasileiro de forma clara e pausada.

Se você fosse um animal, qual animal seria? 

Eu nunca soube direito como responder a essa pergunta. Eu gostaria de voar, então provavelmente gostaria de ser um pássaro. Mas entre o que a gente gostaria e a realidade há uma grande diferença. 

Esses dias, pensando no assunto, percebi que, se eu fosse um animal, talvez eu fosse um bicho-preguiça. Você conhece esse animal? Bicho-preguiça é sloth em inglês. E a palavra preguiça significa laziness. Bicho-preguiça seria algo como lazy animal

O bicho-preguiça é um mamífero que pode ser encontrado na América Central e na América do Sul. A preguiça-comum, cujo nome científico é Bradypus variegatus, mede cerca de 60 centímetros e pesa cerca de quatro quilos.

Um bicho-preguiça dorme de 15 a 18 horas todos os dias. Eu adoro dormir, e se durmo pouco fico de mau humor. O bicho-preguiça passa boa parte de seu tempo numa árvore, o que eu também acho interessante. Estar perto da natureza acalma e faz bem para a saúde mental.

Bichos-preguiça (o plural é bichos-preguiça), bichos-preguiça são animais solitários. Bom, eu não sou muito solitária, tenho minha família e meus amigos, mas gosto de passar um tempo sozinha. Ficar sozinha descansa a minha mente. 

Além disso, os bichos-preguiça movem-se muito lentamente. Eles se movem devagar. Eles se movimentam devagar. No dia a dia, eu procuro fazer as coisas de forma lenta, pensando bem nos movimentos. Assim, evito acidentes como tropeçar numa pedra ou deixar cair um copo enquanto lavo a louça. 

Os bichos-preguiça são territorialistas, ou seja, são animais que costumam defender seu território. Eu também tenho um pouco de ciúmes do meu cantinho, do meu apartamento, e convido poucas pessoas para a minha casa. Acho que posso dizer que também sou territorialista.

Por fim, os bichos-preguiça alimentam-se de plantas, e eu evito comer carne. Minha dieta é vegetariana na maior parte das vezes. Só não posso dizer que ainda sou vegetariana porque às vezes eu como peixe.

Eu me identifico com o bicho-preguiça, mas sou uma pessoa responsável. Sempre faço o que tenho de fazer, e não sou de procrastinar. Só que eu gosto de fazer as coisas de forma atenciosa. Também gosto de dormir e ficar um pouco sozinha, como disse antes.

Porém, numa entrevista de emprego, não posso dizer que me identifico com o bicho-preguiça. Acho que eu não seria compreendida, acho que as pessoas não me entenderiam.

Ah, uma coisa muito importante: as preguiças são muito fofas, mas elas não são animais de estimação. Lugar de preguiça é na floresta. A gente pode admirar e até se inspirar nesse animal, mas sempre respeitando seu estilo de vida!

VOCABULÁRIO

lentamente  – slowly

tropeçar – to stumble

entrevista de emprego – job interview

compreendida – understood 

animais de estimação – pets

Obrigada por ouvir até aqui.

A transcrição deste episódio está no site www.melissabarbosa.com.br

Até o próximo, tchau!