44. Rita Lee
Oi! Bem-vindos ao podcast Cinco Minutos de Português Brasileiro. Pelos próximos cinco minutos, vou falar em português brasileiro de forma clara e pausada.
O Brasil é uma república federativa presidencialista. Ou seja, o Brasil é um país composto por regiões, os estados, com governos próprios. Além disso, nós temos um presidente, que é eleito pelo povo em eleições que se realizam de quatro em quatro anos.
Os tempos dos reis e das rainhas ficaram no passado.
Bem, mais ou menos. Nós temos sim alguns reis e rainhas aqui no Brasil. Por exemplo, a cantora, instrumentista e compositora Rita Lee foi a rainha do rock brasileiro.
E a carreira da rainha do rock brasileiro é o tema deste episódio!
Rita Lee Jones de Carvalho nasceu em São Paulo em 1947 e morreu em São Paulo em 2023. Ela morreu no ano passado aos 75 anos de idade. Ela lutava contra um câncer de pulmão.
Rita Lee ficou conhecida como a rainha do rock, mas em sua carreira passeou por diversos gêneros de música.
Ainda criança, Rita Lee estudou piano clássico. Ela gostava de ouvir diversos artistas nacionais e internacionais, como João Gilberto e Elvis Presley.
Na adolescência, Rita Lee escreveu suas primeiras canções. Naquela época, ela se juntou a alguns amigos para fazer apresentações musicais. E foi assim que nasceu a banda Os Mutantes.
Os Mutantes, formada por Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, foi uma banda de rock psicodélico brasileira. O grupo foi criado no ano de 1966.
A banda Os Mutantes foi influenciada pelos Beatles e pelos Rolling Stones, entre outros grupos importantes do rock britânico. Mas também foi influenciada pela cultura local.
Os Mutantes fizeram parte do chamado Movimento Tropicalista. O Movimento Tropicalista, conhecido também como Tropicália, foi um movimento cultural brasileiro da segunda metade da década de 1960. O tropicalismo caracterizou-se por grandes inovações estéticas que misturaram a cultura do Brasil com tendências internacionais.
Rita Lee saiu do grupo Os Mutantes em 1972, mas seguiu fazendo música. Primeiro, com o grupo Tutti Frutti, depois com carreira solo. Algumas de suas músicas mais famosas são
Lança perfume, Ovelha negra, Doce vampiro, Desculpe o auê, Esse tal de roque enrow, Jardins da Babilônia, Mania de você e Chega mais.
Rita Lee fez música mas também escreveu livros e lutou pelos direitos dos animais. Com sua carreira, fez muito para mostrar do que as mulheres são capazes. Ela contou, numa entrevista, que, nos anos 60, rock’n roll era coisa de menino, mas ela resolveu desafiar essa ideia. E deu certo!
VOCABULÁRIO
república federativa presidencialista – presidential federative republic
reis e rainhas – kings and queens
câncer de pulmão – lung cancer
rock psicodélico – psychedelic rock
inovações estéticas – aesthetic innovations
tendências internacionais – international trends
Obrigada por ouvir até aqui.
A transcrição deste episódio está no site www.melissabarbosa.com.br
Até o próximo, tchau!