41. Comprando roupas

Oi! Bem-vindos ao podcast Cinco Minutos de Português Brasileiro. Pelos próximos cinco minutos, vou falar em português brasileiro de forma clara e pausada.

Você gosta de fazer compras? Não falo de ir ao supermercado comprar comida, produtos de higiene e produtos de limpeza. Falo de ir comprar roupas e sapatos. 

Eu não gosto muito de fazer compras. Geralmente, quando vou a um shopping com algo específico em mente, tenho dificuldade para encontrar. Por exemplo, uma vez fui a várias lojas em busca de uma camisa marrom. Parecia que marrom era a cor mais rara do mundo, porque não encontrava uma camisa marrom em nenhum lugar.

Volta e meia isso acontece comigo, e eu acho muito cansativo.

Eu também gosto de vestir roupas confortáveis. Gosto muito de usar calça jeans, camiseta e tênis. No inverno, como faz frio aqui em Porto Alegre, uso calça jeans, camiseta, um casaco, e tênis. Se está muito frio, acrescento um cachecol

Não gosto de tecidos sintéticos. Também não gosto de chamar atenção. Como eu não gosto de chamar atenção, prefiro roupas pretas, cinza ou azuis. O resultado é que eu tenho umas quinze camisetas, sendo que a maioria é preta, algumas são azuis, e as outras são cinza. 

E como eu gosto de calças jeans confortáveis, acabo comprando várias do mesmo modelo. No momento, tenho quatro calças jeans, todas iguais. Quando fui na loja comprar calças e achei um modelo que ficou ótimo, disse à vendedora que queria levar quatro. A vendedora ficou confusa. Ela perguntou se eu tinha certeza, se eu não queria experimentar outros modelos. Mas por que eu experimentaria outros modelos se aquele ficou perfeito?

Pode parecer estranho comprar várias peças de roupa iguais, mas para mim isso faz muito sentido. Lembro que, quando eu era criança, eu tinha algumas peças de roupa preferidas. Eu ficava triste quando elas estavam sendo lavadas. Assim, decidi que, quando eu crescesse e pudesse comprar as minhas próprias roupas, só teria roupas preferidas no armário. Faz sentido, não é mesmo? 

Por isso, sou muito chata na hora de escolher uma roupa. Sou assim desde criança. Se não for para ser uma peça de roupa que eu adoro, por que comprar? Vai ficar esquecida no armário. 

Como eu gosto de roupas confortáveis e que não chamam atenção, comprar roupas para festas é sempre um problema. Roupas de festa geralmente não é muito confortável nem discreta.  

No último ano, porém, acho que encontrei uma solução para esse problema: usar roupas discretas e confortáveis com algum acessório bonito para sair. Por exemplo, um vestido preto e confortável fica ótimo com um colar colorido. É assim que tenho me arrumado para ocasiões especiais ultimamente.

Também sou um pouco exigente na hora de comprar acessórios. Prefiro peças feitas aqui mesmo, peças artesanais, com materiais como tecido. Gosto de valorizar quem faz peças assim. É o contrário daquilo que em inglês chamamos de fast fashion.

VOCABULÁRIO

produtos de higiene – hygiene products

produtos de limpeza – cleaning products

cachecol – scarf

tecidos sintéticos – synthetic fabrics

experimentar – to try on

Obrigada por ouvir até aqui.

A transcrição deste episódio está no site www.melissabarbosa.com.br

Até o próximo, tchau!