37. Meus gatos

Pandora

Oi! Bem-vindos ao podcast Cinco Minutos de Português Brasileiro. Pelos próximos cinco minutos, vou falar em português brasileiro de forma clara e pausada.

O tema de hoje são os meus gatos, cats. Gatos e cachorros são animais de estimação muito populares aqui no Brasil. De acordo com a Prefeitura de Porto Alegre, cidade onde moro, aqui há mais de 533 mil cães e mais de 281mil gatos. O levantamento foi realizado entre julho e outubro de 2023.

Eu tenho dois gatos, um macho e uma fêmea. Os dois são pretos e foram adotados em momentos diferentes. O primeiro a chegar foi o Pantego. O nome Pantego vem da mistura das palavras pantera e morcego. O Pantego realmente parece uma mistura desses dois animais. 

Na época em que o Pantego foi adotado, há mais de 10 anos, meu marido e eu morávamos na cidade de Canoas, que fica ao lado de Porto Alegre. Havia uma pet shop num shopping da cidade onde, volta e meia, podíamos encontrar cães e gatos para adotar. Uma amiga minha chamada Anelise foi na pet shop comprar ração para seus gatos, viu aquele gatinho preto para adoção e resolveu levá-lo para a minha casa.

E foi assim que o Pantego entrou nas nossas vidas.

O Pantego é um gatinho muito carinhoso. Ele está sempre ao meu lado. À noite, ele dorme nos meus pés; quando estou vendo TV, ele fica no sofá comigo; e volta e meia ele deita na minha escrivaninha quando estou trabalhando. Ele é bastante comunicativo e um pouco mal humorado. 

Uma mania bastante chata do Pantego (chata = annoying) é querer nos tirar da cama assim que o sol nasce. Quando amanhece, ele começa a miar. Às vezes, meu marido coloca mais comida no pratinho dele e ele relaxa. Mas, às vezes, ele só para de miar quando a gente levanta da cama. A gente brinca que ele não gosta de humanos preguiçosos.

A nossa gatinha é a Pandora. Ela entrou nas nossas vidas mais ou menos um ano depois do Pantego. Eu a encontrei na rua, na frente de um prédio comercial. O porteiro do prédio estava cuidando para que ela não fosse para o meio da rua, onde passam os carros. 

Eu estava indo para a aula de guitarra quando a vi. Então eu disse ao porteiro que queria levar a gatinha pra minha casa, mas que antes eu tinha que ir pra aula. Pedi para que ele cuidasse dela até eu voltar. Duas mulheres estavam chegando no prédio e ouviram minha conversa com o porteiro. Elas eram advogadas e tinham seu escritório naquele prédio. E cuidaram dela até eu voltar da aula.

A Pandora era muito pequenininha. Ela cabia na palma da minha mão. E estava cheia de vermes. Ela era mais vermes do que gato, na verdade. E ela também fedia muito. Ela tinha um cheiro muito ruim. Foram semanas de tratamento até ela ficar saudável. Hoje em dia a Pandora é uma gatinha muito saudável e querida. Ela adora brincar e fazer bagunça. 

VOCABULÁRIO

animais de estimação – pets

levantamento – survey

pantera – panther

morcego – bat

escrivaninha – desk

preguiçosos – lazy

advogadas – lawyers

escritório – office 

vermes – worms

feder – to stink

saudável – healthy

Obrigada por ouvir até aqui.

A transcrição deste episódio está no site www.melissabarbosa.com.br

Até o próximo, tchau!