36. Sete a um
Oi! Bem-vindos ao podcast Cinco Minutos de Português Brasileiro. Pelos próximos cinco minutos, vou falar em português brasileiro de forma clara e pausada.
Hoje vou relembrar um acontecimento um pouco triste para nós, brasileiros. Mas é por um bom motivo: é que, com esse acontecimento nasceu uma nova expressão, ou seja, um idiom. Nem sempre sabemos a origem de uma expressão, por isso, acho que vale a pena contar essa história.
No dia 8 de julho de 2014, a seleção brasileira de futebol masculino jogou contra a seleção alemã. Vocês sabem que futebol é um esporte muito importante para os brasileiros, né? Por isso, muita gente assistiu a essa partida pela TV, muita gente viu essa partida pela televisão.
Lembro que meu marido e eu estávamos na casa da minha mãe. Ela havia feito chocolate quente para tomarmos enquanto assistíamos ao jogo, enquanto víamos o jogo.
Era um jogo, uma partida, muito importante: era uma semifinal da Copa do Mundo. E mais ainda, a Copa do Mundo de Futebol Masculino de 2014 foi sediada aqui no Brasil. E aquela partida do dia 8 de julho foi realizada no Estádio Mineirão, que fica na cidade de Belo Horizonte.
Como eu disse, muita gente estava na frente da TV, torcendo pela seleção brasileira. Até quem geralmente não acompanha futebol, como eu.
Foi um choque.
Aquela partida ficou na memória de todos os que a assistiram, porque o Brasil perdeu da Alemanha por sete a um. Ou seja, a Alemanha fez sete gols, e o Brasil apenas um. Foi uma derrota terrível. Uma verdadeira humilhação.
Depois desse dia, para falar de algo ruim, muitas pessoas passaram a comparar esse algo ruim à derrota por sete a um. E aí nasceu a expressão Todo dia um sete a um diferente. Ou seja, todo dia acontece algo ruim diferente, ou todo dia sofremos uma humilhação diferente.
Essa expressão, que nasceu no mundo do esporte, do futebol, logo começou a ser usada em várias áreas da vida, da política à economia à vida privada das pessoas.
Por exemplo, quando uma pessoa perde o ônibus para o trabalho e chega atrasada, pode dizer: “Todo dia um sete a um diferente…” Quando uma pessoa perde seu emprego, ou a namorada, ou vai mal numa prova… em todas essas ocasiões, podemos dizer Todo dia um sete a um diferente.
VOCABULÁRIO
valer a pena – to be worth
torcer – to support, to root for
perder – to lose
derrota – defeat
Obrigada por ouvir até aqui.
A transcrição deste episódio está no site www.melissabarbosa.com.br
Até o próximo, tchau!