33. Minha rotina

Oi! Bem-vindos ao podcast Cinco Minutos de Português Brasileiro. Pelos próximos cinco minutos, vou falar em português brasileiro de forma clara e pausada.

Bom, eu vou tentar falar de forma clara. O tempo andou mudando por aqui. O outono está chegando, e agora tá um pouquinho mais frio. E a minha garganta andou sentindo essa mudança. A minha garganta não tá muito bem, a minha garganta não tá 100%.

Mesmo assim, eu vou tentar gravar os podcasts da semana. 

Você conhece aquela música do Chico Buarque chamada Cotidiano? Eu não vou cantar, tá? porque eu canto muito mal. Eu vou ler o começo da letra. É assim:

Todo dia ela faz tudo sempre igual

Me sacode às seis horas da manhã

Me sorri um sorriso pontual

E me beija com a boca de hortelã

Essa música combina bastante com o tema de hoje: rotina!

Você gosta de rotina? Você faz todo dia tudo sempre igual?

Eu gosto de rotina. Mas eu não faço todo dia tudo sempre igual. Às terças e quintas-feiras, por exemplo, vou à aula de tai chi chuan pela manhã, então minha rotina nesses dias é um pouco diferente.

Estou escrevendo o roteiro deste episódio numa segunda-feira, então vou falar como geralmente são as minhas segundas.

Muita gente não gosta de segunda, o primeiro dia útil da semana. Vou confessar que, muitas vezes, eu fico um pouco triste na noite de domingo. Gosto muito de fim de semana, de poder passear e descansar sem olhar para o relógio. Mas, quando a segunda chega de fato, geralmente estou feliz e cheia de energia.

Eu acordo às sete horas da manhã. Lavo o rosto, escovo os dentes, e troco de roupa. Eu trabalho em casa, então geralmente visto roupas confortáveis, como camiseta e calça de moletom. 

Meu marido geralmente toma banho pela manhã. Ele também arruma a cama, limpa a caixa de areia dos gatos, dá comida pros gatos e prepara o café da manhã.

Eu tomo café da manhã na frente do computador. Às vezes, escrevo no meu diário dos sonhos, pois costumo ter sonhos muito divertidos e bizarros. Em seguida, escrevo na minha agenda tudo o que tenho de fazer ao longo do dia. Então dou uma olhada nas notícias e logo começo a trabalhar. 

Eu trabalho como professora em uma escola online de inglês. Eu faço, eu crio material para os alunos estudarem. Gosto muito do meu trabalho.

Lá pelas 11h40, começo a preparar o almoço. Às vezes, meu marido faz o almoço, mas nem sempre. Meu marido chega para o almoço ao redor do meio-dia, e nós almoçamos juntos, conversamos e depois tomamos um café, claro. 

Então, volto a trabalhar. Quando termino as tarefas do dia, lavo a louça, cuido da roupa, se há roupa pra lavar, por exemplo, e então estudo. Eu estudo espanhol, francês, italiano e japonês. Também estou terminando uma pós graduação em Neurociência e Aprendizado. Então, tenho de estudar bastante todos os dias. 

À noite, depois de jantar, meu marido e eu gostamos de ver TV na sala. Gostamos muito de assistir a doramas, ou seja, séries coreanas. Antes de dormir, tomo banho e leio um pouco. Gosto muito de ler! No momento, estou lendo um livro chamado O oráculo da noite: A história e a ciência do sonho, escrito pelo neurocientista brasileiro Sidarta Ribeiro.

VOCABULÁRIO

sacudir – to shake

hortelã – mint

preparar o almoço – to make lunch

aprendizado – learning

Obrigada por ouvir até aqui.

A transcrição deste episódio está no site www.melissabarbosa.com.br

Até o próximo, tchau!