32. Hortênsias

Oi! Bem-vindos ao podcast Cinco Minutos de Português Brasileiro. Pelos próximos cinco minutos, vou falar em português brasileiro de forma clara e pausada.

Na Serra Gaúcha, uma região do Estado do Rio Grande do Sul, os meses quentes são marcados pelo florescimento das hortênsias. Ou seja, no verão, quando está quente, podemos ver por todos os lados essa bela flor chamada hortênsia.

Podemos dizer que a hortência faz parte da paisagem da Serra Gaúcha. Essa flor é tão comum que existe até uma região da Serra Gaúcha chamada Região das Hortênsias. (Sim, é uma região dentro de uma região, desculpem se ficou confuso.) As cidades que fazem parte da Região das Hortênsias (que é uma região da Serra Gaúcha) são Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Picada Café, São Francisco de Paula e Caxias do Sul. 

Na Região das Hortênsias há muitos cafés, restaurantes, hoteis, pousadas, parques e museus. Muitas pessoas de outras cidades do Rio Grande do Sul e até de outros estados do Brasil viajam para essa região para fazer turismo. Em outras palavras, a Região das Hortênsias é um destino turístico muito popular entre os brasileiros.  

Por tudo isso, eu sempre achei que a hortênsia fosse uma planta nativa do Rio Grande do Sul, ou seja, que fosse uma planta que tivesse surgido aqui mesmo. Mas eu estava muito enganada. A hortênsia é uma flor que veio de muito longe, é uma flor nativa da Ásia! A hortênsia é muito comum no Japão, por exemplo, onde é cultivada, ou seja, plantada e cuidada, há muitos e muitos anos. 

O nome científico da hortênsia é Hydrangea macrophylla. Essa bela flor foi levada da Ásia para a Europa e chegou ao Brasil com imigrantes europeus.

E como é essa flor? A hortênsia cresce em grandes arbustos – arbusto é bush em inglês. As flores são bem pequenas, mas nascem em grupos grandes, como se fossem buquês. Em português, isso se chama inflorescência. Flores pequenas que nascem em grupos são inflorescências. 

Uma curiosidade sobre as hortênsias é que a sua cor depende do solo. Ou seja, a cor da hortênsia depende das características da terra, do solo, onde ela foi plantada. Dependendo do solo, as flores podem ser azuis ou rosa, por exemplo.

Apesar de serem lindas e populares, as hortênsias têm um lado bastante perigoso. Não podemos comer essas flores, pois elas são venenosas. Por isso, é preciso ter cuidado também para que gatos e cachorros não ingiram, ou seja, não comam hortênsias. 

VOCABULÁRIO

florescimento – blossoming

paisagem – landscape

perigoso – dangerous

venenosas – poisonous  

Obrigada por ouvir até aqui.

A transcrição deste episódio está no site www.melissabarbosa.com.br

Até o próximo, tchau!