21. Arthur Bispo do Rosário

Imagem: Wikipedia

Oi! Bem-vindos ao podcast Cinco Minutos de Português Brasileiro. Pelos próximos cinco minutos, vou falar em português brasileiro de forma clara e pausada. 

Hoje vou falar sobre um grande artista brasileiro que teve uma vida um tanto incomum, diferente: Arthur Bispo do Rosário.

Arthur Bispo do Rosário nasceu em 1909 na cidade de Japaratuba, no estado de Sergipe. Sergipe é um estado que fica na região nordeste do Brasil. 

Ainda jovem, Arthur Bispo do Rosário mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro e entrou na Marinha de Guerra. Nesse período, ele começou a lutar boxe e até conquistou alguns fãs desse esporte. Ou seja, ele se tornou um pugilista (um pugilista é um lutador de boxe). E ela era um pugilista muito bom!

Porém, em 1936, Arthur Bispo do Rosário sofreu um acidente: um bonde esmagou o seu pé. Ele já havia deixado a Marinha e teve também de deixar o boxe. Ele então passou a trabalhar na casa de um advogado, fazendo de tudo um pouco.

Em 1938, aconteceu algo que mudou toda a sua vida: ele teve uma visão. Arthur Bispo do Rosário viu a si mesmo descendo do céu, acompanhado por sete anjos. Ele então foi caminhando até o Mosteiro de São Bento, no Centro do Rio de Janeiro. No mosteiro, ele disse aos frades que ele era “aquele que veio julgar os vivos e os mortos”.

E foi assim que começou a vida de Arthur Bispo do Rosário na Colônia Juliano Moreira. A Colônia Juliano Moreira, que fica também na cidade do Rio de Janeiro, foi criada para abrigar a doentes psiquiátricos, alcoólatras e outras pessoas que eram consideradas um problema para a sociedade. 

Na Colônia Juliano Moreira que Arthur Bispo do Rosário criou a sua obra. Ele ouvia vozes que lhe diziam para representar todas as coisas que existiam na Terra. Ele deveria fazer isso, segundo as vozes, para esperar o Juizo Final, o Fim do Mundo. 

Arthur Bispo do Rosário usava principalmente tecidos, nos quais fazia bordados. Ele desfiava seus uniformes para ter linha para bordar, ou seja, ele desfazia, né, o tecido dos uniformes que ele usava para ter linha para bordar. Bordar é to embroider em inglês. Ele criou mais de 800 peças usando tecidos e também outros materiais, como papelão, canecas, pedaços de madeiras e garrafas.

Arthur Bispo do Rosário passou o resto de sua vida na Colônia Juliano Moreira. Foi lá que ele morreu no ano de1989.

Hoje, existe o Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea. O museu fica no Instituto Municipal de Assistência à Saúde Juliano Moreira, que antes era chamado de Colônia Juliano Moreira. 

Muitas das obras de Arthur Bispo do Rosário também são expostas por todo o Brasil e até em outros países. Alguns anos atrás, eu vi uma exposição com obras do Arthur Bispo do Rosário no Museu de Arte do Rio Grande do Sul, que fica aqui em Porto Alegre. Foi uma experiência incrível. 

VOCABULÁRIO

bonde – tram

esmagou – crushed

uma visão – a vision

anjos – angels

mosteiro – monastery

frades – friars

doentes psiquiátricos – psychiatric patients

alcoólatras – alcoholics

tecidos – fabrics 

bordado – embroidery

linha – thread

Obrigada por ouvir até aqui.

A transcrição deste episódio está no site www.melissabarbosa.com.br

Até o próximo, tchau!