20. Yamandu Costa

Imagem:André SZEP (Wikipedia)

Oi! Bem-vindos ao podcast Cinco Minutos de Português Brasileiro. Pelos próximos cinco minutos, vou falar em português brasileiro de forma clara e pausada. 

No dia 25 de janeiro deste ano, 2024, meu marido e eu fomos a um show do compositor e violonista Yamandu Costa. Nesse show, Yamandu estava acompanhado pelo cantor português António Zambujo. Foi um show muito lindo!

Essa foi a terceira vez que assistimos a um show do Yamandu Costa. Ele é um dos meus artistas preferidos. Por isso, vou dedicar esse episódio a ele. É uma forma de falar sobre a cultura brasileira contemporânea.

Yamandu Costa é um compositor, ou sela, ele escreve músicas. Também é um violonista, ou seja, toca violão. Ele toca principalmente o violão de sete cordas brasileiro. O violão de sete cordas brasileiro é um instrumento musical usado principalmente no choro e no samba.

Yamandu nasceu na cidade de Passo Fundo em 1980. Passo Fundo é uma cidade que fica no norte do Estado do Rio Grande do Sul. Yamandu, portanto, é gaúcho e tem 44 anos. 

Os pais de Yamandu eram músicos, e ele estudou violão desde criança. Em suas composições, ou seja, nas músicas que ele escreve, Yamandu explora a tradição musical gaúcha e também latina e de outros países.

Hoje, Yamandu é um artista reconhecido internacionalmente. Ele já tecebeu vários prêmios. Em 2021, ele ganhou o Grammy Latino de melhor álbum de música instrumental com o álbum “Toquinho & Yamandu Costa – Bachianinha”.

Ver Yamandu ao vivo é uma experiência única. É algo emocionante e inesquecível. Bom, eu adoro ver artistas ao vivo, pois geralmente é uma experiência muito bonita. 

No show que vimos este ano, Yamandu Costa e António Zambujo apresentaram algumas músicas escritas e já interpretadas, ou seja, cantadas por outros artistas, como a canção chamada Tristeza do Jeca. Tristeza do Jeca é uma canção que foi escrita há mais de 100 anos por Angelino de Oliveira e ainda é muito conhecida pelos brasileiros.

Uma das minhas músicas preferidas compostas por Yamandu, ou seja, escritas por Yamandu, chama-se Ana Terra. Ana Terra é uma personagem da trilogia de livros chamada O Tempo e o Vento. Essa trilogia foi escrita pelo também gaúcho Érico Veríssimo. 

Ana Terra é uma música instrumental apenas, ou seja, não tem letras, não tem voz, não tem ninguém cantando. É só o Yamandu e seu violão. E é de arrepiar. 

Eu não falei que tipo de música exatamente o Yamandu toca. Bom, é difícil de dizer. Como eu disse, antes, ele mistura vários estilos musicais, ele mistura vários gêneros musicais. Entre eles, o choro, a bossa nova, a milonga, o tango, o jazz e o samba. 

Yamandu Costa é muito presente na Internet. Você pode conhecê-lo, por exemplo, por meio de seu canal no YouTube. Qual sabe você também vira fã desse arista brasileiro? 

VOCABULÁRIO

show – concert

compositor – composer

violão – guitar 

instrumento musical – musical instrument

reconhecido internacionalmente – internationally recognized

prêmios – awards

trilogia de livros – trilogy of books

letras – lyrics

Obrigada por ouvir até aqui.

A transcrição deste episódio está no site www.melissabarbosa.com.br

Até o próximo, tchau!