18. Dinossauros
Oi! Bem-vindos ao podcast Cinco Minutos de Português Brasileiro. Pelos próximos cinco minutos, vou falar em português brasileiro de forma clara e pausada.
O tema de hoje são os dinossauros! Esses animais que andaram sobre a Terra há milhões de anos nos fascinam até hoje. E alguns dos dinossauros mais antigos do mundo viveram aqui, no Brasil, mais especificamente aqui no Rio Grande do Sul.
De acordo com o professor Luiz Anelli, que escreveu o livro chamado o Novo Guia Completo dos Dinossauros do Brasil, livro que foi publicado em 2022 pela Editora da Universidade de São Paulo, conhecemos hoje diversos dinossauros do período Triássico que surgiram no Brasil.
O Estauricossauro, ou Staurikosaurus pricei, este é seu nome científico, foi encontrado em 1936 em Santa Maria. Santa Maria é uma cidade situada quase no centro do Estado do Rio Grande do Sul.
O Estauricossauro viveu há 233 milhões de anos. Ou seja, é um dos dinossauros mais antigos que conhecemos hoje. Ele tinha cerca de dois metros de comprimento, e os cientistas acreditam que ele era um predador ágil.
O Gnathovorax cabreirai , também o nome científico dele, né, foi encontrado em 2014 no município de São João do Polêsine, também no Rio Grande do Sul. Ele também viveu há 233 milhões de anos. O nome Gnathovorax significa “mandíbulas vorazes”. Cabreirai, né, a segunda parte do nome científico desse dinossauro, faz referência a Sérgio Furtado Cabreira, o paleontólogo responsável pela descoberta.
Com cerca de três metros de comprimento, o Gnathovorax cabreirai tem as características típicas dos dinossauros caçadores. E o que ele caçava? Animais que, não muito tempo depois, dariam origem aos primeiros mamíferos. Segundo o professor Luiz Anelli, nós, seres humanos, somos descendentes dos animais que conseguiram fugir desses e de outros dinossauros.
Os animais que conseguiram fugir dos dinossauros caçadores eram pequenos e, por isso, conseguiam se esconder em tocas. Além disso, tinham sangue quente, pelos (fur) e olhos grandes, por isso podiam procurar alimento à noite.
Já o Bagualosaurus agudoensis, encontrado em 2007 no município de Agudo, também aqui no Rio Grande do Sul, era provavelmente vegetariano. “Bagual”, a palavra “bagual”, é uma gíria gaúcha que significa cavalo forte e selvagem. Logo, Bagualosaurus agudoensis significa algo do tipo: lagartão de Agudo. Agudo é a cidade onde ele foi encontrado, né. Com dois metros de meio de comprimento, o Bagualosaurus agudoensis viveu há cerca de 230 milhões de anos.
VOCABULÁRIO
mais antigos – oldests
especificamente – specifically
período Triássico – Triassic period
nome científico – scientific name
comprimento – length
mandíbulas vorazes – voracious jaws
paleontólogo – paleontologist
selvagem – wild
lagartão – big lizard
Obrigada por ouvir até aqui.
A transcrição deste episódio está no site www.melissabarbosa.com.br
Até o próximo, tchau!