16. Mario Quintana
Oi! Bem-vindos ao podcast Cinco Minutos de Português Brasileiro. Pelos próximos cinco minutos, vou falar em português brasileiro de forma clara e pausada.
O tema de hoje é o meu poeta favorito, o meu poeta preferido: Mario Quintana.
Mario Quintana nasceu no dia 30 de julho de 1906 em Alegrete. Alegrete é um município localizado na Região Sudoeste do Rio Grande do Sul.
Mario Quintana veio para Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul, ainda jovem. Aqui, trabalhou por muitos anos como jornalista.
Além de jornalista, Mário Quintana também foi tradutor, translator. Ele traduziu dezenas de livros, entre eles Em Busca do Tempo Perdido de Marcel Proust.
Mario Quintana nunca se casou nem teve filhos. Ele morou por muitos anos no Hotel Majestic. O Hotel Majestic não funciona mais como hotel, pois hoje é a Casa de Cultura Mario Quintana.
A Casa de Cultura Mario Quintana é um centro cultural em Porto Alegre. Nesse local, há salas de cinema, salas de teatro, espaços para exposições de obras de arte, biblioteca, livraria e cafeteria, além de salas para a realização de outros eventos culturais.
No ano passado, ou seja, em 2023, eu participei de uma oficina gratuita sobre escrita de terror numa das salas da Casa de Cultura Mario Quintana.
Se você vier a Porto Alegre, não deixe de conhecer esse local maravilhoso!
Como eu disse no início, Mario Quintana é o meu poeta preferido, meu poeta favorito. Então, além de trabalhar como jornalista e tradutor, ele escreveu vários poemas e publicou vários livros de poesia.
Mario Quintana é conhecido como o “poeta das coisas simples”. As principais características de seus poemas são a simplicidade e o humor.
Um de seus poemas mais famosos é o Poeminha do Contra. Vou ler para vocês:
“Todos esses que aí estão
Atravancando meu caminho,
Eles passarão…
Eu passarinho!”
Em 1981, Mario Quintana recebeu o Prêmio Jabuti de Personalidade Literária do Ano. O Prêmio Jabuti é um importante prêmio literário brasileiro. O jabuti é como uma tartaruga, a diferença é que o jabuti é uma animal terrestre, enquanto a tartaruga é uma animal aquático.
Bom, voltando ao Mário Quintana. O poeta morreu no dia 5 de maio de 1994, aos 87 anos.
Se você se interessa pela literatura brasileira, recomendo ler alguns poemas do Mario Quintana. A linguagem que ele utiliza é simples, mas seus poemas nos fazem pensar bastante.
VOCABULÁRIO
município – municipality
Região Sudoeste – Southwest region
exposições de obras de arte – art exhibitions
oficina gratuita – free workshop
tartaruga – turtle
terrestre – terrestrial
aquático – acquatic
Obrigada por ouvir até aqui.
A transcrição deste episódio está no site www.melissabarbosa.com.br
Até o próximo, tchau!