15. Capirava

Oi! Bem-vindos ao podcast Cinco Minutos de Português Brasileiro. Pelos próximos cinco minutos, vou falar em português brasileiro de forma clara e pausada. 

O tema de hoje é um dos animais mais fofos do Brasil: a capivara. Você sabe como é uma capivara? Bom, imagine um porquinho da Índia marrom. Um porquinho da Índia é um Guinea pig. Agora, imagine que esse porquinho da Índia marrom é do tamanho de um cachorro. 

Pronto: você imaginou uma capivara!

A capivara é um roedor, ou seja, a rodent. Aliás, a capivara é o maior roedor do mundo, podendo pesar mais de 70 quilos! A capivara é um animal nativo da América do Sul. Além de ser um animal muito bonito, é um animal muito dócil, ou seja, é um animal manso, tranquilo. 

O nome capivara tem origem na língua tupi, uma língua indígena, e significa “comedor de capim”. Um comedor de capim é um grass eater. A capivara, de fato, é um animal que se alimenta de capim e outras ervas. Podemos dizer que é um animal herbívoro.  

As capivaras são animais sociais, ou seja, vivem em grupos. As capivaras também são animais semiaquáticos. Semi significa meio, pela metade. Assim, as capivaras não são animais totalmente aquáticos, mas vivem perto de corpos d’água, water bodies, como rios e lagos, e passam bastante tempo dentro da água. As capivaras nadam muito bem, são ótimas nadadoras. 

As capivaras são muito fofas e calmas, mas não podemos ter uma capivara como animal de estimação. Um animais de estimação é um pet.  A capivara, então, não é como um gato ou um cachorro, que podemos ter em casa. No Brasil, é proibido manter uma capivara em casa. A capivara é um animal que deve viver solto.

Podemos encontrar a capivara em cidades grandes, como Curitiba, a capital do estado do Paraná, e até em São Paulo. Mas, como eu disse, é preciso resistir à vontade de levar uma para casa. O ideal é observar esses animais de longe e tirar algumas fotos. É importante curtir a natureza mas respeitar o seu espaço. 

As capivaras não estão ameaçadas de extinção, mas enfrentam alguns problemas ao conviver com os humanos. Nas cidades, o maior risco é o de atropelamentos. Capivaras também podem ser caçadas por sua carne ou sua pele. 

Ah, o dia 14 de setembro é o Dia Internacional da Capivara! 

VOCABULÁRIO

marrom – brown

herbívoro – herbivore 

semiaquático – semi-aquatic

rio – river

lago – lake

nadar – to swim

resistir à vontade – resist the urge 

ameaçadas de extinção – threatened with extinction

atropelamento – running over

Obrigada por ouvir até aqui.

A transcrição deste episódio está no site www.melissabarbosa.com.br

Até o próximo, tchau!