10. Visitando uma vinícola
Oi! Bem-vindos ao podcast Cinco Minutos de Português Brasileiro. Pelos próximos cinco minutos, vou falar sobre um tema interessante de forma clara e pausada. Bom, eu espero que o tema seja interessante pra quem está ouvindo.
Em dezembro do ano passado, ou seja, 2023, fui pela primeira vez a uma vinícola na Serra Gaúcha. A região da Serra Gaúcha é famosa pela sua produção de vinhos e espumantes. Muitos turistas brasileiros e até de outros países visitam essa região.
Meu marido, que é ciclista amador, queria participar de um passeio de bicicleta na Serra. Vimos aí a oportunidade de finalmente visitarmos uma vinícola. Pesquisamos as opções na Internet e escolhemos nos hospedar na pousada da Vinícola Don Giovanni, situada na cidade de Pinto Bandeira.
Nós subimos a Serra de ônibus. A viagem de Porto Alegre a Bento Gonçalves deveria durar um pouco mais de duas horas, mas durou mais de três horas por causa de obras no caminho. Apesar disso, foi uma viagem muito tranquila: o ônibus era bastante confortável. Eu aproveitei para ler, tirar um cochilo e curtir a paisagem.
Quando chegamos na rodoviária de Bento Gonçalves, um motorista veio nos buscar e nos levar até a pousada em Pinto Bandeira. Quando chegamos ao nosso destino, deixamos nossas mochilas no quarto e fomos ao restaurante.
O restaurante, Nature, ou Nature, não me lembro se a pronúncia certa é brasileira ou inglesa, é aberto a hóspedes e não hóspedes. O foco é comida contemporânea, com muita influência italiana. Claro, tem muitas opções de vinhos e espumantes para acompanhar os pratos. Eu achei a comida deliciosa.
A pousada fica em um casarão construído em 1930. O nosso quarto era super confortável, com ar condicionado e um banheiro moderno com chuveiro a gás. Dormi muito bem na primeira noite. No sábado, meu marido levantou cedo para ir ao passeio de bicicleta. Eu tomei o café da manhã sozinha, mas foi muito agradável. Tudo estava delicioso, e o canto dos passarinhos me fez companhia.
Ao meio-dia, meu marido voltou, e nós fomos ao restaurante almoçar. Novamente, a comida estava deliciosa. Depois do almoço fomos passear pela vinícola. Andamos entre os vinhedos e em outras partes da propriedade. É um local lindo e agradável.
À noite, voltamos ao restaurante. Novamente, a comida estava deliciosa. Dormi muito bem na segunda noite, acho que ainda melhor do que na primeira noite, pois eu estava bastante relaxada.
Na manhã de domingo, meu marido e eu tomamos café da manhã juntos e, depois de arrumar nossas mochilas, fomos a uma sessão de degustação. Como o foco desta vinícola são os espumantes, o que mais tomamos nessa sessão de degustação foram espumantes. Tomamos mais espumantes do que vinho.
Depois disso, foi hora de voltar para casa. O motorista nos buscou na vinícola, na cidade de Pinto Bandeira, e nos levou até a rodoviária da cidade de Bento Gonçalves. A viagem de ônibus até Porto Alegre foi super tranquila, e desta vez não houve atrasos.
Bom, essa foi a minha experiência numa vinícola específica. Resolvi falar sobre a Serra Gaúcha assim, de uma forma bem pessoal. Porém, há muitos lugares diferentes para visitar e onde se hospedar.
Vocabulário
vinícola – winery
vinho – wine
espumante – sparkling wine
pousada – bed and breakfast
vinhedo – vineyard
degustação – tasting, wine appreciation
Obrigada por ouvir até aqui. Até o próximo episódio, tchau!