07. Chimarrão

Foto: Pixabay

Oi! Bem-vindos ao podcast Cinco Minutos de Português Brasileiro. Pelos próximos cinco minutos, vou falar sobre um tema interessante de forma clara e pausada. Bom, eu espero que o tema seja interessante pra quem está ouvindo. No fim do episódio, vou explicar o significado de algumas palavras em inglês.

Quando penso no meu avô materno, geralmente penso nele com a cuia na mão, tomando tranquilamente, calmamente, o chimarrão da manhã. Meu avô era filho de um imigrante alemão, mas essa tradição de origem indígena, especialmente de origem guarani, fazia parte de seu dia a dia. 

Muitos gaúchos tomam chimarrão diariamente. Não só em casa, mas em parques, shoppings, praças, e até na faculdade e no trabalho. Pessoas de todas as idades, homens e mulheres, tomam chimarrão. 

Mas o que é o chimarrão?

O chimarrão, basicamente, é uma bebida feita com água quente e erva-mate. 

A erva-mate é feita com folhas secas e pequenos ramos da árvore também chamada de erva-mate. O nome científico da erva-mate é Ilex paraguariensis. Encontramos pacotes de erva-mate pronto para o chimarrão em praticamente todos os supermercados aqui do Rio Grande do Sul.

A cuia é o recipiente onde tomamos o chimarrão. A cuia tradicional é feita com um porongo seco. Porongo é calabash em inglês. A cuia também pode ser feita de madeira ou de cerâmica. A cuia tem cerca de 15 centímetros de altura, sendo que alguns modelos são maiores e outros, menores. 

Outro elemento essencial do chimarrão é a bomba. A bomba de chimarrão é uma espécie de canudo de metal. A parte que fica em contato com a infusão é arredondada e achatada, com furinhos por onde passa o líquido. 

O chimarrão é um hábito comum e que muitas pessoas consideram saudável. Existe até o Dia Estadual do Chimarrão, comemorado em 24 de abril. O chimarrão também é considerado um símbolo de amizade, pois é comum que amigos se reúnam para conversar enquanto tomam chimarrão. 

O hábito de tomar chimarrão é uma marca do povo gaúcho. Mas essa bebida chegou a ser proibida no sul do Brasil, no século 16, pelos jesuítas. Os jesuítas são os membros de uma ordem religiosa católica. Eles estavam aqui para catequizar, isto é, ensinar a religião católica para os indígenas. Os jesuítas clamavam que tomar chimarrão era um vício e, portanto, um pecado. Mas essa proibição não durou muito tempo.

Meu foco aqui foi o hábito do chimarrão entre os gaúchos, mas essa bebida é comum em outros estados brasileiros e em países como Argentina e Uruguai. Dependendo do local, os detalhes mudam um pouco. Porém, a essência é a mesma. 

Uma dica importante pra quem for tomar chimarrão pela primeira vez: nunca mexa na bomba. Além disso, é preciso tomar tudo o que estiver na cuia, e só parar quando a cuia “roncar”. E você não vai encontrar chimarrão pronto para vender! É algo feito em casa ou entre amigos no local de trabalho ou no local de estudo. 

Ah, muitas vezes a não fala a palavra completa “chimarrão”, mas falamos apenas “chimas”. E tu, aceitas um chimas? 

Vocabulário

ramos – twigs

recipiente – container

cerâmica – pottery

arredondada – roundish

achatada – flat

pecado – sin

proibição – ban

Obrigada por ouvir até aqui. Até o próximo episódio, tchau!