02. Churrasco

(Cline na imagem para ouvir pelo Spotify)

Foto: Pixabay

Oi! Bem-vindos ao podcast Cinco Minutos de Português Brasileiro. Pelos próximos cinco minutos, vou falar sobre algum tema interessante de forma clara e pausada. Bom, eu espero que o tema seja interessante pra quem está ouvindo. No fim do episódio, também vou explicar o significado de algumas palavras.

Eu moro em Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul, o estado mais ao sul do Brasil. O Rio Grande do Sul é a terra do churrasco. Aqui, aos domingos, nos feriados, nos aniversários, enfim, em qualquer dia em que as pessoas possam se reunir, muitas famílias e grupos de amigos fazem um churrasco. 

O churrasco gaúcho é geralmente feito na churrasqueira. Muitas casas e até apartamentos já vêm com uma churrasqueira embutida. O apartamento onde eu moro, por exemplo, tem uma churrasqueira dentro da sala. 

No churrasco, os pedaços de carne são fincados em espetos de metal e colocados sobre o fogo para assar. A carne é quase sempre temperada com sal grosso. O fogo, na maioria das vezes, é feito com carvão

O churrasco é feito com carne de gado e também de outros animais, como frango e porco. Uma coisa interessante, mas que choca muitos estrangeiros, são os espetos cheios de corações de galinha. Quando eu era criança, isso era o que eu mais gostava de comer nos churrascos com a família: coração de galinha, com bastante farofa! 

É tradicional as famílias se reunirem em casa para um churrasco, mas existem também muitas churrascarias. Nesses restaurantes, cada garçom traz para a mesa um espeto e, caso você queira um pedaço daquela carne, ele a serve no seu prato. É o que chamamos de rodízio.

Quando eu era criança, a família da minha mãe reunia-se quase todo domingo para um churrasco. Além disso, nos aniversários e outras datas importantes, a gente celebrava com churrasco, até no Ano Novo. 

Muita coisa mudou desde então. Bom, eu já tenho 43 anos! Mas uma coisa que mudou radicalmente desde a minha infância de churrascos semanais foi que eu me tornei vegetariana. Confesso que, quando eu resolvi deixar de comer carne, fiquei com medo de ser criticada pela minha família. Mas a verdade é que ninguém falou nada.

E eu ainda posso ir a churrascos sem problema, pois a carne é tradicionalmente acompanhada por outros pratos. Tem a salada de maionese, que é um prato com batata cozida com maionese. Tem o maravilhoso pão de alho. O pão de alho, como o nome já diz, é um pedaço de pão com pasta de alho. O pão também vai ao fogo, no espeto. Fica uma delícia! 

Algumas pessoas fazem abacaxi coberto com canela no espeto. Também dá pra fazer cebola no espeto. Dessa forma, uma pessoa vegetariana ainda pode ir a um churrasco e comer muito, mesmo sem comer nada de carne.   

Ah, e é importante falarmos da farofa. Farofa é basicamente farinha de mandioca frita. E cada pessoa acrescenta os ingredientes que quiser. A farofa não acompanha apenas o churrasco, mas muitos outros pratos também. Só que isso já é assunto prum outro episódio.

Vocabulário do episódio

espetos de metal – metal skewers

sal grosso – coarse salt 

carvão – charcoal 

cebola – onion

abacaxi – pineapple

canela – cinnamon

farinha de mandioca – cassava flour 

Era isso por hoje, até o próximo episódio. Tchau!